Dentre o universo das artes, o artista precisa ter um olhar diferente de tudo que se vê ao redor; se sensibilizar e desmistificar os diversos conceitos do mundo da arte, recolher de nova maneira aquilo que esta na percepção de todos, e assim buscar inspiração criadora. Ele vê o mesmo que todo mundo vê, porém com um olhar crítico e conceptivo, captando a Arte e os seus princípios. A arquitetura em si, é uma forma específica de expressão artística, que envolve toda a escala da vida do homem, desde a manual até a urbana.
Podemos similar o Artista/Arquiteto com o "Pavão". Essa ave, vê tudo ao seu redor de forma diferente, literalmente, tanto nas cores e nas formas. No acasalamento, o pavão macho, exibe sua calda com plumas e penas em forma de leque, o pavão fêmea, se atrai e aproxima do macho pela arte que ele exibe, essa arte que ela capta a faz consequentemente a realizar o seu trabalho final, o acasalamento. Um papel análogo ao do Artista; que com sua visão diferenciada e inspiradora, concretiza a sua arte.
O Pavão é capaz de ver tonalidades de cores que o homem só pode imaginar, suas retinas são sensíveis à radiação ultravioleta, que o humano não consegue captar.
Nesse ensaio fotográfico, trago a tentativa de simular a visão do Pavão no processo aludido, tendo como referência a artista Anna Gaskell, que constrói ficções em fotografias .







Nenhum comentário:
Postar um comentário